Actividades:



Serra do GerêsSerra do GerêsCorujeira MontalegreOurigoSerra do GerêsSerra do GerêsCorujeira MontalegreOurigoOurigovoar em Castanheira-Barragem do Alto RabagãoSerra do Larouco-Descolagem oeste com parapentesSerra do Larouco-Descolagem oeste com parapentesFrades do Rio-Visto de parapentelanding-Larouco oestevoar ao pôr do SolLameiros de GralhasParapente-larouco sulCastanheira-Barragem do alto Rabagão ao fundovoar na Barragem do Alto Rabagão - MorgadeTrilho do Contrabando - TourémTrilho do Contrabando - TourémCaminhada-Trilho do RioBoletos - ColheitaBoletus Edulis ,Boletus ErytropusCantarellus Cibarius


Percursos Pedestres


Os antigos bosques de carvalhos, os largos horizontes e as calçadas de granito encontradas nos velhos caminhos fazem deste local um verdadeiro paraíso para quem gosta de caminhar. Entre as inúmeras possibilidades para jornadas pedestres nesta zona, elegemos três propostas que têm como ponto de partida a Oficina do Jô e cujos mapas e dados técnicos podem ser consultados aqui .

       Percursos pedestres 1-3



cd 2585

                                   Prova GEORAID Montalegre 14 09 2010 - Serra do Gerês, Serra da Mourela

BTT

                  


Os desníveis encontrados neste cenário montanhoso ditam inevitavelmente as suas leis e o desfrutar deste território em bicicleta exige uma forma física significativa. 

No entanto a beleza dos trilhos e das paisagens compensa por certo todos os amantes do BTT mais experientes que se aventurem por estas paragens.


       

         Para informãçoes especiais e de maneira profissional contacte também: ULTRASPIRIT  e  SKYROAD



Parapente


Cópia de Paulo Belo a voar em Castanheira-Barragem ao fundo-4-proc

                                                          Voar na Barragem do Alto Rabagão - São Vicente de Chã 


A proximidade (25 km) a um dos “santuários” nacionais e internacionais do parapente (A serra do Larouco) pode ser uma aliciante proposta para quem queira conciliar uma estadia com excelentes voos. 

Para os que se entusiasmarem em experimentar esta aliciante actividade pode recorrer às escolas do prestigiado clube local Papa-ventos”, onde poderá frequentar cursos de iniciação ou simplesmente experimentar um voo acompanhado com um instrutor.

  Papa-Ventos





Água


As altas temperaturas encontradas aqui durante o Verão, convidam a refrescantes banhos, e mais uma vez não faltam ofertas para espectaculares mergulhos. 

A escolha pode ser feita entre umas calmas braçadas nas límpidas águas da Barragem da Paradela, ou um inesquecível banho nas várias cascatas e piscinas naturais que se podem descobrir nas redondezas.



20080808 0019

                                                                                                                                     Praia da Malha - Barragem de Paradela

Micologia e Plantas Aromáticas


O profundo conhecimento da Gitte e do Jô em relação a esta temática, desafiam-nos a descobrir este mundo maravilhoso dos cogumelos e das plantas aromáticas 

e da sua aplicação na mais actual e sofisticada gastronomia.


Boletus Edulis 1

                                                                                                                                          Boletus Edulis


Roteiros em Automóvel e TT


A descoberta dos vários pontos de interesse nesta região, convidam a sair para alguns roteiros. A visita a algumas aldeias emblemáticas como Pitões da Júnias, 

Tourém ou Vilar de Perdizes onde a história e as tradições estão ainda bem presentes, poderá ser uma das opções.

         

           Além disso há a possibilidade de organizar excursões e passeios com veículos todo o terreno (TT)

           O preço depende do número de pessoas - não hesite em contactar-nos para informãcoes mais detalhadas.


Mas também a proximidade de algumas das mais grandiosas barragens nacionais podem ser motivo de visita, tomando contacto com a espectacularidade proporcionada pelos trajectos de alguns dos rios desta região.


A facilidade de acesso a alguns centros urbanos mais importantes (Chaves a cerca de 1 hora, Braga a cerca de 1 h e 30 min e Ourense em Espanha a cerca de 1 hora), possibilita uma visita relaxada a uma destas cidades.












©horst.stricker@sapo.pt